O mercado de trabalho na parte norte do Brasil segue as mudanças de inserção que são cada vez mais com novas tecnologias em todos os tipos de setores.

Caso você esteja planejando começar sua carreira, você precisa estar por dentro das novidades e diferenciais da região, continue sua leitura e fique por dentro para conseguir o melhor no mercado de trabalho.

Quais são as atualizações sobre o mercado de trabalho no norte do Brasil?

No norte do Brasil temos cerca de 18 milhões de habitantes, tendo uma das menores populações e o maior território no Brasil, pela floresta que cerca o território.

Sobre a economia na região, vem em torno de muitas atividades tais como extrativismo, turismo, agricultura, pecuária, indústria e comércio. Essas são as principais atividades que contém um destaque maior nesta área.

E é sempre bom lembrar que várias pessoas precisam dessas atividades, a extração de vegetais e minerais e a pesca que são muito proveniente da parte norte do Brasil.

A uma demanda também voltada para a gestão e a tecnologia que em momentos de crise são muito importantes para haver organização e manutenção de indústrias multinacionais a pequenos comércios.

Profissões com maior destaque no mercado de trabalho no norte do país

Para quem deseja fazer cursos profissionalizantes às áreas com maior funcionalidade estão abaixo:

  • Engenharia civil
  • Agronomia
  • Engenharia de produção
  • Administração
  • Ciência da computação

Conforme o cadastro geral de empregados e desempregados (CAGED) houve um crescimento em 2019 com serviços veterinários, odontológicos e médicos.

Temos outras áreas que vale a pena investir caso as citadas acima não agradem.

  • Odontologia
  • Enfermagem
  • Biomedicina
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Nutrição

Áreas com destaque na região e principalmente nas grandes cidades.

Como se destacar no mercado de trabalho na região norte?

Podendo oscilar a taxa de desemprego no mercado de trabalho da área norte do país, enquanto crescem algumas profissões outras acabam descendo.

Então é importante que além de ficar por dentro do mercado de trabalho também opte por algo que você goste de fazer e se sente bem.

Economia na região norte do Brasil:

É muito importante ter o conhecimento sobre a economia na região, principalmente você que está começando ou que quer trocar de carreira, afinal você irá investir em uma área que tenha um potencial.

Como foi dito em parágrafos anteriores, a área é muito conhecida por trabalhos como agropecuária, pecuária, extrativismo vegetal e mineral e o turismo, que está localizado no Amapá, Acre, Rondônia, Tocantins, Roraima, Pará e Amazonas.

Qual a taxa de desemprego no mercado de trabalho na área norte

Mesmo tendo potencialidade e muito esforço a taxa de desemprego ainda assusta, pelos dados da PNAD do terceiro trimestre de 2019 a taxa de foi de 11,7% de desocupação na região norte e apenas no Amapá a média chega a 16,7%.

Quais as principais causas de desemprego

Um dos pontos importantes antes de ingressar no mercado de trabalho é se socializar com os prós e contras. Então aqui temos umas listas das causas de desemprego:

  1. A crise econômica: Sabemos que a crise afetou o Brasil todo nos últimos anos por vários motivos como: corrupção, polarização política, estatais mal administradas e vários outros conflitos econômicos, fazendo com que investidores desistissem do Brasil e assim as empresas não conseguirá investir para crescer e infelizmente reduzir operações e realizar demissões.
  2. O Aumento da população economicamente ativa: A expectativa de vida do povo do Brasil vem aumentando hoje em dia, a realização pessoal e profissional hoje em dia vem em primeiro.
  3. E o custo para manter os funcionários aumentando e assim as empresas acabam escolhendo terceirizar o trabalho ou até mesmo usar a informalidade.
  4. A Substituição da mão de obra pela tecnologia: para abaixar os custos estão optando por tecnologias que podem fazer o que os funcionários fazem e assim aumentar a produção e economizar custos na folha.
  5. E assim contribuindo para a taxa de desemprego e assim aumenta os profissionais que são autônomos, freelancers e empreendedores.
  6. A falta de qualificação: Quando uma empresa necessita fazer um corte de custos, a primeira opção é retirar serviços com pouca ou nenhuma qualificação. Assim ficando profissionais com formação e alto nível de funcionalidade.

Como garantir um trabalho e fugir do desemprego?

De cara já escolha profissões que estejam sempre em desenvolvimento e crescendo e que não vão deixar de existir nas próximas décadas, opte por profissões que estejam lado a lado com a gestão de tecnologia e desenvolvimento.

Busque sempre por conhecimento e conhecimentos tecnológicos, sempre bom atualizar o currículo e obter conhecimento para nunca ser passado para trás. Será de bom uso aprender outros idiomas em muitas empresas hoje isso é obrigatório.

Trabalhar na região norte é um ótimo recurso já que temos grandes estados e muitas opções de áreas a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *