[ad_1]
Na noite desta quinta-feira (23) o Ibama informou que a base federal instalada na aldeia Palimiú, dentro da terra indígena Yanomami, em Roraima, foi alvo de ataques.
O Estadão relatou que após agentes do Ibama abordarem uma embarcação, criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes que revidaram e atingiram um dos garimpeiros. Ele foi detido pela Polícia Federal (PF), por atacar servidores públicos e estava internado até a noite desta quinta-feira.
Após o ataque, os criminosos fugiram e os drones operados pelo Ibama identificaram sete voadeiras com o carregamento de cassiterita roubado da terra indígena.
A base de controle foi instalada na TI Yanomami no último dia 7, e a segurança é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. O Ibama pediu à PF reforço da segurança na base.
O Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino anunciou que irá adiantar o fechamento do espaço aéreo para abril. Anteriormente, o prazo para que os garimpeiros saíssem de forma voluntária era maio, mas diante da morosidade, o governo decidiu antecipar o prazo.
Fonte: Amazônia.org