[ad_1]

Moradores da cidade de São Paulo relataram sentir cheiro de fumaça na manhã desta sexta-feira (9).

Na quinta (8), a Climatempo havia alertado para a nuvem gerada por queimadas em parte do Amazonas, Acre e Mato Grosso, que espalhou sobre o Brasil, e que chegaria também em grande parte do Centro-Oeste, no Paraná e até em parte do estado de São Paulo.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) disse que a Divisão de Qualidade do Ar da agência está investigando as fumaças e monitorando a qualdiade do ar.

“[A divisão] está fazendo uma apuração detalhada dos dados das estações de monitoramento da qualidade do ar distribuídas pela RMSP Informaremos assim que tivermos um dado mais consolidado sobre a ocorrência”, diz a nota.

Essa não é a primeira vez que a fumaça das queimadas na região da Amazônia chegam ao Sudeste.

Em 2019, o dia virou noite em 19 de agosto em São Paulo, em parte pela chegada da fumaça das queimadas.O fenômeno foi causado por nuvens carregadas muito baixas que esconderam a luz do Sol, mas a fumaça das queimadas colaborou com a escuridão.

Por que isso acontece

Com as queimadas, são liberados materiais particulados (finos) inaláveis, formados por processos secundários a partir da queimadas de florestas e também de combustível.

Segundo a Climatempo, parte deste material particulado chegou do Norte ao estado de São Paulo, por conta dos ventos a 1,5km de altitude, que vêm da Região Norte ao Sul e Sudeste do país.Imagens de satélite mostram a nuvem de fumaça se aproximando do estado.

Fumaça no Brasil – Satélite do dia 07/09/22 – Fonte / EOSDIS Worldview

Usuários relatam cheiro de queimado

“Gente que cheiro de fumaça insuportável é esse que tá tomando conta de São Paulo pelo visto?”

“Se você é de São Paulo, você provavelmente acordou sentindo um cheiro de queimado no ar hoje. É a fumaça das queimadas da Amazônia que chegou em São Paulo”

“Esse cheiro de queimado desde manhã tá me deixando com falta de ar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *