[ad_1]
A Coca-Cola Brasil anuncia, nesta terça (11), durante a participação da empresa na Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um investimento de R$ 4 milhões em projetos destinados a promover e garantir o acesso à água segura para comunidades no Amazonas e Pará.
Operando na região amazônica há 34 anos, a empresa apoia o programa “Água + Acesso”, onde pelo menos 85 comunidades foram beneficiadas, com atendimento de quase 15 mil pessoas no Amazonas, Pará e Bolívia.
Desde 2017, o programa impactou 183 mil pessoas em 430 comunidades de 10 estados brasileiros, utilizando modelos autossustentáveis pela gestão comunitária da água.
Entre as instituições parceiras, está a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Em uma nova etapa do projeto, na RDS Piagaçu-Purus, no Amazonas, o acesso à água será estendido a 1.332 pessoas diretamente e 273 indiretamente, abrangendo quatro comunidades ribeirinhas.
Este aumento representa um crescimento de 19% no número total de comunidades da reserva com poço artesiano.
“Garantir para as populações das comunidades acesso à água segura, especialmente nesse momento em que as secas dos rios se tornam uma realidade cada vez mais presente, certamente nos faz ter a convicção de estarmos minimizando o sofrimento daqueles que cuidam do nosso ecossistema”, destaca Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS.
Como parte desta iniciativa, quatro sistemas comunitários de captação, tratamento e armazenamento de água serão instalados em escolas municipais rurais de ensino fundamental.
A tecnologia utilizada nas comunidades inclui fontes de energia sustentável gerada por sistemas fotovoltaicos e uma estação de tratamento de água com filtro de purificação de mineral.
As instalações terão o poder de gerar ao todo 56 milhões de litros de água potável por ano.
Compartilhe: