Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Bacia do Rio Amazonas registra níveis abaixo da normalidade para o período, em algumas estações. A situação mais crítica é observada no Rio Branco, que está ao norte da bacia.

O SGB informou que o rio alcançou a marca de –36 centímetros, a segunda mínima da história, atrás do recorde de –56,5 centímetros, registrado em 2016.

As descidas foram observadas em Boa Vista, em Roraima.

“Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para esse período na região”, disse a pesquisadora Jussara Cury em publicação nas redes do Serviço Geológico do Brasil.

Apesar da seca, contudo, os pesquisadores acreditam que a situação poderá ser revertida nos próximos dias. “Estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua”, afirmou Jussara.

Seca de um lado, cheia de outro

O Rio Acre, que registrou máximas históricas no início do mês e provocou alagamentos, agora está em processo de recessão. Na capital Rio Branco (AC), foram registradas descidas médias diárias de 40 cm, e a cota está em 6,14 m, abaixo da média histórica para o período. 

Publicado por: André Rigue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *